Telefone
54 3232 1913

E-mail
contato@transmaso.com.br

HOME > NOVIDADES

NOVIDADES

NOVIDADES

Celular e volante, não há combinação pior!

23 de janeiro de 2019


O uso do celular ao volante já é rotina nas estradas brasileiras.
É muito comum você navegar pelas redes socias e se deparar com vídeos de motoristas gravando as estradas e as belas paisagens. Mas, será que isso é saudável?

Recentemente uma pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Medicina do Tráfego (Abramet) revelou que o uso de celular na direção já é a terceira maior causa de mortes de trânsito no Brasil. Essa combinação só perde em números de fatalidades para o excesso de velocidade e a embriaguez ao volante.

Pesquisas e orientações a respeito desse assunto saem na mídia a todo momento. Na intenção de instruir e conscientizar os motoristas do mundo o Instituto de Tecnologia dos Transportes da Universidade de Virginia realizou um estudo detalhado sobre o comportamento de risco enquanto dirige.

Nesse estudo é explicado que o brasileiro tem em média 23 segundos de distração ao olhar para tela do celular.

“Isso quer dizer que, se o veículo se movimentar a 60 quilômetros por hora, o motorista terá percorrido 380 metros às cegas. Se o carro estiver na velocidade de 100 quilômetros por hora, serão 640 metros sem olhar para a estrada à frente. Em veículos pesados, como caminhões e ônibus, a atitude aumenta em 23 vezes o risco de se envolver em um acidente.”


Infração de trânsito gravíssima

O hábito de digitar, olhar para frente e digitar de novo é comum entre os condutores, que perdem um tempo precioso de atenção e reação o que é considerado uma infração de trânsito.
O Código de Trânsito Brasileiro (CTB), caracteriza a infração gravíssima o uso de celular ao volante, e isso pesa no bolso do condutor. Além do alto valor de multa o motorista tem sete pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).


Vale a pena correr riscos na estrada?

Motorista, torne o trânsito um lugar seguro, não faça uso de substâncias tóxicas, não use o celular e não exagere na velocidade.
Seja um condutor consciente! Preserve a vida, pois sempre tem alguém esperando você voltar pra casa.

Gostou? Compartilhe!